Office

O Slicer no Excel 2010 (segmentação de dados)

 

A partir do Excel 2010 tivemos a inclusão de um recurso bem interessante para que utiliza-se de tabelas dinâmicas: o slicer (ou segmentação de dados, como aparece na versão em português).

Ele é parecido com o filtro de relatório, mas comum visual mais atraente, e mais fácil de ser utilizado do que o filtro de relatório.

Na verdade, ele é um novo local onde você pode colocar os dados a serem analisados, além dos capôs de linhas, colunas e filtro de relatório.

Veja o Exemplo abaixo. Temos uma base de dados com vendas feitas:

 

Vamos criar uma tabela dinâmica. Clicamos em Inserir>Tabela Dinâmica. Vai aparecer a seguinte tela:

O intervalo que ele mostra corresponde à área de dados que temos (evite marcar linhas/colunas em branco).

Vamos deixar marcado conforme acima, e clicamos em OK.

Teremos este layout:

Na tela à direita temos os campos da nossa base de dados. Embaixo temos os campos padrão da tabela dinâmica.

Vamos colocar o campo de Filial em Linha, Data em coluna e Vendas em Valores. Teremos:

Vamos agrupar as datas em trimestre e anos (clique sobre qualquer data, vá em Agrupar e escolha como abaixo):

Dê OK. Agora, vamos aos slicers.

Para inserirmos, vá em Inserir>Segmentação de Dados:

Vamos marcar as opções Produto, Familia e Vendedor (são os campos que não estamos usando; você pode escolher o que quiser).

Teremos:

Estes campos você pode mover para onde quiser, e ao clicar em um ítem, ele será filtrado na tabela dinâmica.

Para selecionar mais de um, clique em CTRL enquanto marca os demais.

No exemplo, vamos escolher Boneca e Casinha, do vendedor Barbosa:

 

Note que quando selecionamos os itens, eles ficam com uma cor diferente, facilitando a leitura.

Para remover a filtragem, basta clicar no ícone com um “X” vermelho que fica à direita do nome do campo.

Para aplicar formatos diferentes nos slicers, clique sobre eles e vá no canto superior direito, e na opção Design, escolha o layout que quiser, para aplicar no slicer.

SOMA

A função SOMASES faz parte da versão 2010 do Excel, e é uma evolução da função SOMASE.

Enquanto que a função SOMASE permitia apenas um único critério, o SOMASES permite um total de 127 critérios.

Vamos a nosso exemplo:

Queremos saber o total faturado do Produto D pelo vendedor João.

Vamos criar uma tabela onde digitaremos estes critérios:

Na célula G3 vamos inserir o SOMASES. Para isso, clique em Fórmulas -> Escolha a Categoria Matemática e Trigonométrica -> SOMASES.

A função tem os seguintes argumentos:

Intervalo_soma é a área de valores que queremos somar. Em nosso caso é a coluna de vendas, que vai de C2 até C20

Intervalo_critérios1 é a primeira lista de catetgorias a serem filtradas. Vamos começar com o Produto: A2 até A20.

Critérios1 é o critério que vamos usar nesta categoria. Em nosso caso será o Produto D, ou a célula E3, onde vamos inserir o nome dos produtos.

Intervalo_critérios2 é a segunda lista de categorias. Agora será a lista de vendedores: b2 até b20.

Critérios2 é o nome do vendedor que queremos, João. Vamos usar a célula F3.

Caso você tenha outros critérios, basta ir selecionando o intervalo_criterios e criterios.

Veja como ficará:

Depois, basta clicar em OK e teremos o resultado de 3.880, que é a soma das linhas 8, 11 e 16.

Personalizando os Menus no Excel 2010

No Excel 2003 conseguíamos personalizar os menos com botões, menus diversos, etc.

Com o lançamento do Excel 2007, isso somente poderia ser feito atraves de programação XML.

A única coisa que fácil de fazer era a inserção de botões junto à barra de acesso rápido.

Porém, com o Excel 2010, voltamos a ter essa facilidade. É o que você aprenderá a fazer neste artigo.

Vamos criar um ítem de Menu com alguns botões dentro.

Primeiro temos que criar o menu, para depois colocarmos os botões nela.

Na tela que surgirá, vá na opção chamada Personalizar Faixa de Opções. Você verá à direita a lista com todas as guias disponíveis no teu Excel:

Mais para baixo, tem um botão chamado Nova Guia. Clique nele para criar uma nova aba no teu Excel. Vamos chamá-lo de “Teste” (clique no botão Renomear para fazê-lo – faça o mesmo com o Novo Grupo):

Agora, vamos acrescentar dentro dele alguns ítens. basta ir no menu da Esquerda e ir selecionando os botões que deseja adicionar a teste grupo:

No meu exemplo, adicionei ao grupo A 3 opções de menu. Veja:

Vou criar um novo grupo dentro desta aba, chamado Grupo B.

vamos clicar no botão Novo Grupo e em seguida em Renomenar:

Para inserir novos itens, vá do lado esquerdo e vá colocando os menus neste grupo:

(se quiser reposicionar esta aba, clique no nome Teste e na seta para baixo, que fica à direita:

Agora, dê OK e veja o resultado.

Truques e Dicas do Office 2007 ─ Word

Iniciamos agora uma nova categoria no Omitek chamada Truques e Dicas. Esta categoria tem o intuito de ajudar os nossos leitores no dia-a-dia, onde pequenos truques podem fazer a diferença. Espero que gostem desta nova secção e espero também que comecem a utilizar os truques, são bem úteis!

1. Como inserir uma marca de água num documento?

Seleccione “Marca d’água”, no friso “Esquema de Página” e insira uma marca de água com apenas um clique. Se não quiser optar pelos exemplos existentes, tem duas opções de escolha, pode escolher colocar uma imagem como fundo ou pode optar por colocar texto.

2. Como fixar documentos na lista de Documentos Recentes?

Abra o menu Ficheiro (ícone com o símbolo do Office na parte superior esquerda da janela da aplicação) e, na lista de documentos recentes, clique no botão no lado direito do documento com o formato de um pino.

Ao fazê-lo, este assumirá a cor verde ficando ligeiramente deslocado, sinal de que o documento seleccionado não será retirado da lista de documentos recentes. Esta funcionalidade está naturalmente disponível noutras aplicações, por exemplo, no Microsoft Office Excel ─ que falaremos num próximo “Truques e Dicas”.

3. Como criar tabelas rápidas?

Crie a tabela que deseja guardar de forma a poder utilizá-la sempre que necessite. Seleccione a tabela. Seleccione o friso «Inserir» e no menu da opção «Tabela» escolha a opção «Tabelas Rápidas»; no respectivo menu, escolha a opção «Guardar Selecção na Galeria de Tabelas Rápidas…».

3. Como evito enviar Documentos finais com informação inadequada ou confidencial?

É muito aborrecido enviar um documento final para os seus destinatários e depois verificar que ele ainda incluía informação de revisão, comentários e também informação pessoal residente nas propriedades do documento. No Word 2007 podemos garantir que um documento final, enviado para alguém, não contenha informação espúria. Para tal, quando o documento estiver concluído, siga os seguintes passos:

3.1. Clique no símbolo do Office (canto superior esquerdo) para ter acesso ao Menu do Office. Aponte para a opção “Preparar” com o cursor do rato e escolha a opção “Inspeccionar Documento” na lista apresentada.

3.2. Na caixa de diálogo “Inspector de Documentos”, seleccione o tipo de informação a ser verificada e clique no botão “Inspeccionar”.

3.3. Na caixa de resultados, clique nos botões “Remover Tudo” das categorias existentes que quer remover. Clique no botão “Reinspeccionar”, para verificar se eliminou tudo o que desejava. O documento está pronto a ser enviado sem informação sensível ou confidencial.

4. Como desenho uma tabela ao meu critério?

Deverá posicionar-se no local do texto onde se deseja criar uma tabela personalizada. Escolher a subopção “Desenhar Tabela” da opção “Tabela” do friso “Inserir”. Com o botão direito do rato, seleccione o espaço que a tabela irá ocupar.

Continuando a utilizar o rato, poderemos desenhar as linhas constituintes da tabela, de forma simples e personalizada. Se pressionar a tecla SHIFT, em vez de desenhar a linha, apaga-a e o ícone muda de “lápis” para uma “borracha”. A versatilidade da ferramenta possibilita inclusive a criação de tabelas dentro das próprias tabelas.

5. Escrever onde quero:

Visualize o cursor enquanto o movimenta na página em branco. Repare que este se altera para incluir um símbolo como nos botões de opções de alinhamento do texto à esquerda, direita ou ao centro. Ao fazer duplo clique, poderá escrever texto na posição exacta onde o cursor está posicionado.

6. Criar um documento bem organizado:

Quando se deseja criar um documento com alguma complexidade a nível de estrutura, existem certos procedimentos que se devem executar logo de início, sob pena de mais tarde precisarmos de um muito maior esforço para o reestruturar.

Os estilos têm um papel fundamental porque nos permitem definir os diversos níveis de títulos do documento, bem como o estilo (ou estilos) do texto de corpo. Assim, devemos determinar quantos níveis irá ter o documento (por exemplo: capítulos, secções, subsecções, texto de corpo) e, com base nesta informação, formatar os diferentes estilos de título necessários. O Word já tem estes estilos pré-formatados, mas estes podem ser alterados.

Eles estão acessíveis no friso “Base”, no grupo “Estilos”. Para aplicar um determinado estilo, basta seleccionar o texto a formatar e clicar sobre o botão desse estilo. Se soubermos antecipadamente a estrutura do documento, podemos formatar primeiro todos os níveis de títulos aplicando os respectivos estilos, e depois desenvolver o texto de corpo para cada uma das partes do documento.

Entre outras vantagens, esta aproximação permite-nos ver o documento na vista de destaques (que permite fechar e expandir os diferentes níveis do documento em termos de visualização) e criar facilmente índices do documento de forma automática.

7. Predefinir os formatos a colar:

Sempre que colar texto num documento do Word 2003, pode escolher o formato que pretende usar, clicando no ícone da área de transferência: formatação original, formatação do destino ou apenas texto. No Word e Outlook 2007, além de o poder fazer manualmente, também pode predefinir a formatação da colagem.

Vá até às opções avançadas (ou clique na opção “Predefinir Colagem” quando o ícone da área de transferência aparece), e defina as suas preferências. As imagens e texto colados ficam automaticamente formatados de acordo com essas definições.

8. Truques a Escrever:

8.1. Seleccionar blocos verticais de texto ─ Mantenha a tecla ALT premida enquanto selecciona o bloco de texto com o rato.

8.2. Pode desenhar rapidamente uma linha ao longo de uma página de um documento do Word ou do Outlook. Escreva três hífenes seguidos e prima Enter para obter uma linha normal. Escreva três traços de sublinhado e prima Enter para obter uma linha a negrito. E se escrever três sinais de igual seguidos e premir Enter, obtém uma linha dupla.

9. Como ver informações úteis nas réguas?

Com o botão esquerdo do rato, clique num tabulador ou num marcador de margem na régua. Não solte o botão do rato. Em seguida, clique com o botão direito do rato. Mantenha os dois botões premidos. As medidas normais da régua desaparecem e, no seu lugar, aparecem as medidas da distância.

10. Como Ordenar por ordem alfabética uma lista no Word?

Com o Word 2007 agora já é possível, de forma simples e rápida, ordenar por ordem alfabética uma lista. Seleccione o texto numa lista de marcas ou numerada. No grupo “Parágrafo” do friso “Base”, clique no botão ”Ordenar”. Na caixa de diálogo “Ordenar Texto” seleccione “Parágrafos” e “Texto” e, em seguida, escolha a ordem, ascendente ou descendente.

11. Como ver em simultâneo e editar duas partes diferentes do mesmo documento?

Seleccione o botão “Dividir” no friso “Ver”, grupo ”Janela”. Esta acção vai dividir a janela actual com o documento em duas partes, separadas por uma linha. Para passar rapidamente de uma parte para a outra, basta premir a tecla F6.

12. Como colocar Símbolos e Equações matemáticas?

As funções matemáticas mais utilizadas estão predefinidas no Word 2007. Para inserir uma função ou fórmula matemática, vá até ao friso “Inserir”.  No grupo Símbolos, pode seleccionar uma fórmula ou equação matemática predefinida ou seleccionar outros símbolos matemáticos como os símbolos de integrais, fracções ou delimitadores.

13. Bloggers, blogs e posts.

Clique em “Ficheiro” (ícone com o símbolo do Office na parte superior esquerda da janela da aplicação), em seguida em “Novo” e, finalmente, em “Novo artigo do blogue”. Configure a sua conta com as informações relativas ao seu serviço de blogues, por exemplo, http://blogs.msdn.com/metablog.ashx.

Também pode utilizar um documento existente como entrada para um novo blogue. Neste caso, terá de seleccionar “Publicar Blogue” no menu do Office.

Inserir Comentário – Excel

Existe uma outra forma para inserirmos um comentário no Excel sem precisarmos utilizar sequer o mouse…
Selecione a célula desejada e

utilize as teclas de atalhos Shift+F2..

Colocando borda da página em um documento Word.

Você pode colocar uma borda na página de um documento Word, e fazer uma espécie de uma capa em um trabalho escolar por exemplo fica esteticamente viável.

Para colocar a borda pressionar alt f (ou Alt o) para ir ao menu formatar, descer em borda e sombreamento (ou limites e sombreado), teclar enter.

Tecle alt g (ou alt P) para ir à borda da página.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: